quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ANIMAIS DO CERRADO - SEGUNDO ANO

VAMOS PESQUISAR ESTES ANIMAIS:ATENÇÃO A PESQUISA DEVERÁ SER FEITA EM UM CADERNO DE DESENHO, COM A FOTO DO ANIMAL E UMA DESCRIÇÃO DE NO MÍNIMO 10 LINHAS SOBRE O ANIMAL, TODA SEMANA TERÁ ANIMAL NOVO NO PEDAÇO, OK

papagaio verdadeiro

papagaio galego

arara canindé

curiango
c
urubu-de-cabeça-amarela

anu preto

gralha-do-cerrado

sabiá-do-campo

urutau

azulão

ECOLOGIA - EXERCÍCIOS DO TERCEIRÃO


EXERCÍCIOS DE ECOLOGIA – TERCEIRO ANO

01.  Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em interação. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a população de hospedeiros:
a) cresça continuamente.
b) entre em declínio e depois permaneça em equilíbrio.
c) cresça até certo limite e depois permaneça em equilíbrio.
d) entre em equilíbrio imediatamente.
e) entre em declínio imediatamente.

02. Duas espécies A e B de protozoários ciliados foram colocadas em um único recipiente. Nesse recipiente, colocou-se, a cada dia, uma quantidade constante de nutrientes adequados.
As contagens diárias do número de indivíduos estão expressas no gráfico adiante:

a) O que ocorreu com cada espécie?
b) Interprete esses resultados a partir do conceito de 'nicho ecológico'.


03. Assinale a alternativa que relaciona um caso de amensalismo:
a) cupins x protozoários flagelados.
b) bactérias x bois.
c) algas Pirrofíceas x peixes.
d) corujas x ratos.
e) orquídeas x árvores.

04. Na opinião de alguns ecologistas, os animais herbívoros que comem sementes devem ser considerados predadores e os que comem folhas devem ser considerados parasitas. Justifique essa classificação.

05. Em determinada região, o pardal foi introduzido para controlar o aumento populacional de um tipo de lagarta. Ele efetuou tal controle com eficiência, mas, com o tempo, o próprio pardal tornou-se uma praga.
a) Que nome se dá à técnica empregada no exemplo anterior?
b) Por que o pardal tornou-se praga?

06. "O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos".

O fenômeno acima descrito constitui uma relação ecológica do tipo
a) mutualismo.
b) competição.
c) predatismo.
d) parasitismo.
e) amensalismo.

07. Considere os seguintes eventos ecológicos:

I. Competição de espécies introduzidas com os consumidores primários nativos.
II. Competição de espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos.
III. Extinção de consumidores primários nativos.
IV. Extinção de consumidores secundários nativos.

Qual das alternativas indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de ovelhas for introduzida num campo nativo?
a) I ? II ? III
b) I ? II ? IV
c) I ? III ? IV
d) II ? III ? IV

08. Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,
a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.

09) Comunidade é o conjunto de:

  (A) espécies que têm o mesmo hábitat e constituem uma população.

  (B) organismos que habitam o mesmo ambiente e interagem uns com os outros.

 (C) interações de seres vivos com o ambiente físico, formando uma teia alimentar.

 (D) indivíduos de uma espécie que podem viver em determinado ecossistema.

 (E) consumidores que têm como alimento o mesmo tipo de produtor com o qual formam cadeias alimentares.



10) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
a) biótopo    b) ecossistema     c) biomassa     d) bioma     e) comunidade


11) O grupo de seres vivos que possui representantes que podem ocupar, numa teia alimentar, as posições de produtor e de decompositor é o:

 a) das algas.      b) das bactérias.      c) dos fungos.     d) dos vegetais.     e) dos protozoários.



12) Tendo em vista os conceitos de CADEIA e TEIA alimentar, bem como de POPULAÇÃO e COMUNIDADE, podemos afirmar que:
a) A preá, a cobra e o gavião representam uma população e um exemplo de uma cadeia alimentar.
b) O conjunto de preás da região formam uma população e os consumidores, devorando-se, formam uma teia alimentar.
c) Preás e cobras do charco formam uma população e, para as cobras, as preás são produtoras de alimento.
d) Preás, cobras e gaviões formam uma comunidade; as cobras são consumidores primários e os gaviões consumidores secundários.
e) O conceito de produtor está associado ao fornecimento de alimento e, de consumidor, àqueles que o utilizam.



13) Com relação aos conceitos de HABITAT e NICHO ECOLÓGICO, marque a opção correta relacionada abaixo:

a) cobra e gavião ocupam o mesmo habitat.
b) preá e cobra estão no mesmo nicho ecológico.
c) gavião, cobra e preá estão no mesmo nicho ecológico.
d) cobras neste mesmo local ocupam o mesmo nicho ecológico.
e) preás podem ocupar o mesmo habitat, mas têm nichos ecológicos diferentes

14) O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:
a) biótopo     b) ecossistema      c) biomassa     d) bioma     e) comunidade


15) Com relação a uma determinada cadeia alimentar de predadores, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Os decompositores atuam apenas no final da cadeia alimentar.  

 b) Um mesmo organismo pode pertencer a vários níveis tróficos.
 c) Os consumidores exclusivos de segunda ordem são sempre carnívoros. 

 d) Em cada elo da cadeia alimentar perde-se energia potencial.
e) Quanto menor a cadeia alimentar, maior a energia potencial disponível.



16) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
a) consumidores primários
b) consumidores secundários
c) consumidores terciários
d) decompositores
e) parasitas


terça-feira, 7 de agosto de 2012

ORIGEM DA VIDA - PRIMEIRO ANO


01 )É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve
a) ao processo de geração espontânea comum aos invertebrados.
b) à transformação dos grãos em lagartas.
c) ao desenvolvimento de ovos depositados por borboletas.
d) ao apodrecimento do sabugo e dos grãos

02) Sobre a origem e a evolução dos primeiros seres vivos é CORRETO afirmar que:
a) a atmosfera da Terra primitiva era composta principalmente de metano, oxigênio e vapor d’água.
b) os primeiros organismos eram autotróficos.
c) os primeiros organismos a conquistar o ambiente terrestre foram os répteis.
d) os primeiros invertebrados viviam exclusivamente no mar.

03)  Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:
a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

04 Do início da vida na Terra, até o aparecimento dos seres vivos atuais, aconteceram vários eventos, como por exemplo:
I - formação das primeiras células;
II - formação de moléculas orgânicas complexas;
III - aparecimento de organismos capazes de produzir alimentos pela fotossíntese;
IV - surgimento dos primeiros organismos aeróbicos.
Marque a alternativa que indica a ordem mais aceita, atualmente, para o acontecimento desses eventos.
a) I - II - IV - III
b) II - III - IV - I
c) I - IV - III - II
d) II - I - III - IV

05) Cientistas americanos descobrem num meteorito de Marte, que caiu sobre a Antártida, fortes indícios de vida fora da Terra. Entre as certezas e dúvidas levantadas por tal fato, ainda sob a luz das teorias atuais, podemos afirmar que as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta eram:
a) todas autótrofas devido à escassez de alimentos nos oceanos primitivos.
b) fermentadoras que utilizavam a energia radiante para produzir suas moléculas orgânicas.
c) heterótrofas que utilizavam substâncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos.
d) fungos primitivos com capacidade de atividade fotossintética.
e) aeróbias graças à abundância de átomos de oxigênio existente nas águas do oceano.

06)  Assinalar a alternativa INCORRETA:
a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos.
b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis.
c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos.
d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox.
e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.

07)
I - Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir.
II - O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica.
III - Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas.
IV - O surgimento dos coacervados permitiu que algumas moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais tempo.
Dentre as afirmações acima, relativas à origem dos seres vivos, estão corretas, apenas:
a) II, III e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e II.
e) I e IV.

09)  A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:
a) O "big bang", que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida.
b) O aumento dos níveis de O‚ atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.

10) As áreas numeradas no gráfico mostram a composição em volume, aproximada, dos gases na atmosfera terrestre, desde a sua formação até os dias atuais.

















Considerando apenas a composição atmosférica, isolando outros fatores, pode-se afirmar que:
I. não podem ser detectados fósseis de seres aeróbicos anteriores a 2,9 bilhões de anos.
II. as grandes florestas poderiam ter existido há aproximadamente 3,5 bilhões de anos.
III. o ser humano poderia existir há aproximadamente 2,5 bilhões de anos.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

12) Em 1860, Pasteur conseguiu uma vitória para a teoria da biogênese, enfraquecendo a confiança na abiogênese, com uma experiência simples e completa. Analise o esquema dessa experiência, mostrado a seguir, e descreva sucintamente o objetivo de cada etapa como também a conclusão da experiência.












Etapa 1: A solução nutritiva é colocada no frasco.
Objetivo:.

Etapas 2 e 3: O gargalo do frasco é curvado em S ao calor da chama e a solução é fervida fortemente durante alguns minutos.
Objetivo:.

Etapa 4: A solução é resfriada lentamente e permanece estéril muito tempo.
Objetivo:

Etapa 5: O gargalo é quebrado.
Objetivo: