terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA SEGUNDO ANO


 

01.  Considere as seguintes características de determinado animal: hermafroditismo, celomado, pulmão simples, um par de nefrídios, dois pares de tentáculos sensoriais, glândula secretora de muco e rádula.
a) A que filo e classe pertence o animal que apresenta todas as características descritas? Cite um exemplo de animal pertencente a essa classe.
b) Qual é a função do muco secretado pela glândula? Cite uma classe, do mesmo filo, em que essa glândula não existe.

02.  Explique, de maneira comparativa, duas características que permitem considerar moluscos como animais mais complexos que celenterados.

03. Uma estrutura comum no tubo digestivo de várias classes de moluscos é a rádula, que funciona como uma língua raspadora e trituradora de alimentos. Porém, nos bivalves, a rádula está ausente. Por quê?

04.  2 - Citar três características exclusivas dos moluscos.
Existem atualmente cerca de um milhão de espécies de animais. Deste número aproximadamente 5% são vertebrados e os demais invertebrados, Marque V ou F.
(   ) O  sanguessuga pertence ao Filo Annelida, ou seja, são animais metaméricos vermiformes.
(   ) Os escorpiões são aracnídeos, com excreção por túbulos de Malpighi.
(   ) As baratas pertencem ao Filo Arthropoda e apresentam respiração do tipo traqueal.
(   ) As planárias pertencem ao Filo Porifera, com sistema nervoso difuso em forma de rede.

05. Assinale a alternativa que contém uma característica que surgiu entre os anelídeos e foi mantida pelos animais que apareceram mais tarde no processo evolutivo. a) Notocorda
b) Fendas branquiais
c) Mesoderma
d) Simetria bilateral
e) Celoma verdadeiro

06. Cite três características que justifiquem o fato de as minhocas serem mais evoluídas que as planárias.
07. Ausência de órgão respiratório, epiderme delgada, úmida e densamente vascularizada para facilitar as trocas gasosas são características de: a) caracol
b) hidra
c) inseto
d) minhoca
e) ouriço-do-mar
08. Os anelídeos têm em comum: a) o habitat.
b) as ventosas.
c) a segmentação.
d) os parapódios.
e) as cerdas.

09. Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e Conseqüentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas.

Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários:

a) O sistema circulatório nos Anelídeos é fechado, enquanto que os Cnidários são desprovidos desse sistema.
b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangu
e), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão.
c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos.
d) Presença de tubo digestivo completo em Anelídeos, e incompleto em Cnidários.
e) Presença de sistema nervoso difuso nos Anelídeos, e ganglionar nos Cnidários.
10. a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.

11.  Indique a classe de Artrópodes mais abundante em ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos.

12.  No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e mexilhão.
Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê?

13.  Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.

14.  O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:

a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
b) duas características que os separam em classes distintas.
15.  Observe o animal desenhado.


a) A que filo e classe ele pertence?
b) Cite duas características, visíveis no desenho, que o distinguem de um inseto.



a) A que classe pertencem os animais citados?
b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?




16.  Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.

EXERCÍCIOS DE BIOLOGIA - PRIMEIRO ANO

1. O núcleo é uma estrutura que coordena e comanda todas as funções celulares.
Assinale a(s) proposição(ões) que apresenta(m) relações CORRETAS entre as estruturas nucleares, sua ocorrência e características químicas ou funcionais.
0 0 - Ao observarmos o núcleo interfásico em microscópio óptico, verificamos a total compactação da cromatina, que passa a chamar-se cromossomo.
1 1 - A membrana nuclear apresenta “poros” ou annuli, através dos quais ocorrem importantes trocas de macromoléculas entre núcleo e citoplasma.
2 2 - A carioteca corresponde ao fluido onde estão mergulhados os cromossomos e as estruturas que formam o nucléolo.
3 3 - O nucléolo, mergulhado no nucleoplasma, está sempre presente nas células eucarióticas, podendo haver mais de um por núcleo.
4 4 - O nucléolo é uma região de intensa síntese de RNA ribossômico (RNAr).
5 5 - A cromatina é formada por uma única e longa molécula de RNA, associada a várias moléculas de glicoproteínas.
2 .A argumentação dos pesquisadores que defendem a técnica de Clonagem, divulgada no ano de 1997 com o nascimento da ovelha Dolly na Escócia, está na possibilidade de ser utilizada na cura de doenças hereditárias e facilitar o transplante de órgãos. Sobre esse assunto alguns conhecimentos de citologia e genética são considerados essenciais. Julgue os itens em V ou F.
(    )  - A técnica de clonagem aumenta, acentuadamente, a possibilidade da variabilidade genética.
(    )  - O zigoto e todas as células somáticas derivadas dele são células haplóides.
(    )  -A cromatina sexual é característica distintiva dos machos adultos de mamíferos e representa um cromossomo Y que permanece condensado durante toda a meiose.
(    )  - Durante o processo meiótico os cromossomos homólogos podem trocar segmentos, alterando, assim, sua composição gênica.
3. Julgue os itens:
V OU  F (    ) O espermatozóide + o óvulo formam um zigoto xxy, cujo desenvolvimento determina a síndrome de Klineffelter.
(    )  O espermatozóide + óvulo formam um zigoto xo, cujo desenvolvimento determina a síndrome de Turner.
(    ) A hemofilia é uma doença hereditária, ligada ao cromossomo y e que se caracteriza por predisposição do indivíduo às hemorragias.
(    ) O espermatozóide + o óvulo formam um zigoto xxx, cujo desenvolvimento determina a síndrome de Down.
(    ) O fenômeno de não disjunção de cromossomos sexuais pode ocorrer tanto na espermatogênese como na ovulogênese.
4. .Com relação ao núcleo interfásico:
V OU  F (    )  A cromatina que se encontra desespiralizada é denominada eucromatina;
(    ) Os cromossomos são visíveis como longos filamentos espiralizados e corados por corantes ácidos;
(    ) A heterocramatina compreende a cromatina que permanece constantemente condensada;
(    )  Regiões heterocromáticas devido a sua maior densidade podem ser confundidas com o nucléolo. Nesses casos elas são chamadas de falso nucléolo, cariossomo ou cromocentro;
(    )  Os nucléolos, presentes em toda a intérfase, compreendem sítio de produção de RNA ribossômico e daí serem mais desenvolvidos em células que têm um baixo nível de síntese protéica.
5.  O cariótipo consiste na montagem fotográfica, em seqüência, de cada um dos tipos cromossômicos. Ele nos permite saber qual o número e qual a forma dos cromossomos de uma espécie, bem como estabelece o seu padrão cromossômico normal. A partir da análise da figura abaixo, e em relação a esse estudo, é CORRETO afirmar que:
(    ) o cariótipo é o “quadro cromossômico” das células haplóides de cada espécie.
(    ) na espécie humana, os cromossomos são classificados em 7 grupos, compreendendo 22 pares de cromossomos autossômicos, e mais um par de cromossomos sexuais que, no homem, é XY e, na mulher, XX.
(    ) para a obtenção do cariótipo, são utilizadas células de leucócitos em anáfase meiótica.
(    ). em fetos, normalmente a cariotipagem só deve ser feita quando há real suspeita de algum tipo de alteração cromossômica, já que as técnicas de coleta de material apresentam risco de aborto.
06. A cromatina, sob o aspecto morfológico, é classificada em eucromatina e heterocromatina. Elas se distinguem porque:
 
a) a eucromatina se apresenta condensada durante a mitose e a heterocromatina já se encontra condensada na interfase;  
b) a eucromatina se apresenta condensada na interfase e a heterocromatina, durante a mitose;
c) só a heterocromatina se condensa e a eucromatina não;
d) a eucromatina é Feulgen
positivo e a heterocromatina é Feulgen negativo;
e) a eucromatina é a que ocorre no núcleo a e heterocromatina é a que ocorre no citoplasma.

 
07. Considerando o núcleo interfásico, diferenciar a eucromatina de heterocromatina.

08. O material genético é envolvido por uma membrana, a carioteca. Qual é o aspecto e a origem de tal membrana?

09. Como são classificados os cromossomos, em relação à posição do centrômero?

10. Associe as colunas I e II:

                       COLUNA I                               

1. Filamento unitário, desespirilizado               
e distendido que constitui o cromossomo.      
                                                                  
2. Estrutura relacionada com a
formação        
do nucléolo.                                        

3. Cada um dos elementos duplicados de
um mesmo cromossomo, e que se encontram
unidos pelo centrômero.

4. Estrutura situada na constrição primária
do cromossomo, através da qual este se prende
às fibrilas do fuso acromático.

         COLUNA II

A. Centrômero
B. Cromonema
C. Satélite
D. Cromátides

 
11 A cromatina presente no núcleo interfásico aparece durante a divisão celular com uma organização estrutural diferente, transformando-se nos:
a) cromômetros
b) cromossomos
c) centrômeros
d) cromocentros
e) cromonemas


sábado, 3 de dezembro de 2011

RELAÇÕES ECOLOGICAS - TERCEIRÃO

ATENÇÃO:  PODERÁ SER ENTREGUE DIGITADO

01.Uma população de parasitas e seus hospedeiros estão em interação. Eliminando-se os parasitas, espera-se que a população de hospedeiros:
a) cresça continuamente.
b) entre em declínio e depois permaneça em equilíbrio.
c) cresça até certo limite e depois permaneça em equilíbrio.
d) entre em equilíbrio imediatamente.
e) entre em declínio imediatamente.

02. Duas espécies A e B de protozoários ciliados foram colocadas em um único recipiente. Nesse recipiente, colocou-se, a cada dia, uma quantidade constante de nutrientes adequados.
As contagens diárias do número de indivíduos estão expressas no gráfico adiante:
a) O que ocorreu com cada espécie?
b) Interprete esses resultados a partir do conceito de 'nicho ecológico'.

03. Assinale a alternativa que relaciona um caso de amensalismo:
a) cupins x protozoários flagelados.
b) bactérias x bois.
c) algas Pirrofíceas x peixes.
d) corujas x ratos.
e) orquídeas x árvores.

04. Na opinião de alguns ecologistas, os animais herbívoros que comem sementes devem ser considerados predadores e os que comem folhas devem ser considerados parasitas. Justifique essa classificação.

05. Em determinada região, o pardal foi introduzido para controlar o aumento populacional de um tipo de lagarta. Ele efetuou tal controle com eficiência, mas, com o tempo, o próprio pardal tornou-se uma praga.
a) Que nome se dá à técnica empregada no exemplo anterior?
b) Por que o pardal tornou-se praga?


06. "O fenômeno da maré vermelha ocorre em determinadas condições ambientais. Certas algas marinhas microscópicas de cor avermelhada produzem substâncias altamente tóxicas e, como proliferam intensamente, formam enormes manchas vermelhas no mar. A grande concentração de toxinas produzidas por essas algas provoca grande mortalidade de animais marinhos".

O fenômeno acima descrito constitui uma relação ecológica do tipo
a) mutualismo.
b) competição.
c) predatismo.
d) parasitismo.
e) amensalismo.

07. Considere os seguintes eventos ecológicos:

I. Competição de espécies introduzidas com os consumidores primários nativos.
II. Competição de espécies introduzidas com os consumidores secundários nativos.
III. Extinção de consumidores primários nativos.
IV. Extinção de consumidores secundários nativos.

Qual das alternativas indica os eventos que poderão ocorrer, na seqüência correta, se uma criação de ovelhas for introduzida num campo nativo?
a) I ? II ? III
b) I ? II ? IV
c) I ? III ? IV
d) II ? III ? IV

08. Muitas plantas que possuem nectários florais são bravamente defendidas por formigas que vivem nos seus galhos, alimentando-se do néctar. Essas formigas impedem, por exemplo, que cupins subam nas árvores e se alimentem das folhas.
As relações ecológicas estabelecidas por árvore-formigas e formigas-cupins podem ser denominadas, respectivamente,
a) comensalismo e mutualismo.
b) competição e inquilinismo.
c) inquilinismo e comensalismo.
d) parasitismo e predatismo.
e) protocooperação e competição.

09. Os predadores são eficientes na captura de presas em virtude da presença de adaptações morfofuncionais, tais como:
a) ventosas nas tênias.
b) mau cheiro no gambá.
c) coloração na esperança.
d) cores berrantes nas borboletas.
e) língua comprida no tamanduá.

10. Considere as relações ecológicas e os pares de organismos enumerados a seguir:

I. parasitismo
II. mutualismo
III. comensalismo
IV. predatismo

a) tubarão x peixe-piloto
b) cupim x protozoário
c) árvore x pulgão
d) cobra x sapo

A associação correta é
a) Ia, lIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIId, IVa
c) Ic, IIb, IIIa, IVd
d) Ic, IId, IIIa, IVb

11. Em uma comunidade ocorrem vários tipos de interações entre populações microbianas, plantas e animais. Algumas interações são neutras ou indiferentes; outras são benéficas ou positivas, outras, ainda são prejudiciais. Essas interações positivas e negativas atuam sobre o balanço ecológico dentro da comunidade.
Assinale as afirmações corretas:

I - A relação de mutualismo entre duas espécies indica que ambas se beneficiam pela associação.
II - No predatismo, ocorre prejuízo para a presa, no entanto é importante para o processo de seleção natural.
III - No comensalismo, uma população é beneficiada e a outra não aufere benefícios, nem sofre desvantagens.
IV - No relacionamento de parasitismo, a população parasitária se beneficia e a população hospedeira nunca é prejudicada.

A alternativa que contém as afirmações corretas é:
a) I e IV.
b) I, II, III.
c) II e IV.
d) IV e III.
e) IV.

12. O meio ambiente incapaz de fornecer condições exigidas para a vida (nutrição reprodução e proteção) torna-se impróprio à sobrevivência dos seres vivos, acarretando o desequilíbrio. Um agricultor com problemas de excesso de besouros no seu canavial resolveu introduzir na sua fazenda o sapo-boi, que se alimenta de besouros prejudiciais ao cultivo da cana de açúcar, considerando não existirem na região espécies de animas aptos a devorá-lo. O sapo-boi também se alimenta de insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças, prolifera com muita facilidade e vive aproximadamente 40 anos, pondo, em média, 40 mil ovos por ano.
Na sua opinião, o uso do sapo-boi no exemplo acima citado seria:
a) perigoso, pois na região não existem espécies que possam devorá-lo.
b) Inconveniente, pois causaria a eliminação de insetos favoráveis a cultura de cana de açúcar.
c) conveniente, pois causaria a eliminação dos insetos destruidores de moscas transmissoras de doenças.
d) conveniente, uma vez que causaria a eliminação de vespas que se alimentam também de besouros.
e) conveniente, pois na região não existem outras espécies que possam devorá-lo.

13. Um dos maiores problemas encontrados pelos agricultores é a existência de insetos que chegam a destruir lavouras inteiras. Contudo, nem todos os insetos, denominados pragas, são daninhos durante todas as fases do ciclo de vida.
a) COMENTE o papel desempenhado pelas borboletas durante sua fase larval e adulta, em relação ao exposto anteriormente.
b) CITE um inseto que se apresenta como praga desde a fase jovem até a fase adulta do seu ciclo de vida.

14. O que são relações ecológicas desarmônicas.
Cite dois tipos, exemplificando cada caso.

15. São exemplos de relações ecológicas desarmônicas: canibalismo, amensalismo, predatismo e parasitismo. Explique duas dessas relações citadas, exemplificando cada caso.

16. O homem é o único animal que destrói a natureza. O homem é um terrível destruidor.
O que o homem tem feito para se tornar esse "terrível destruidor" ?

17. A relação entre o homem e lombrigas é equivalente à relação observada entre:
a) pássaros anú e bois.
b) orquídeas e árvores.
c) cipó-chumbo e árvores.
d) cupins e flagelados.
e) pássaro-palito e crocodilo.

18. A relação entre o leão e as zebras é equivalente à relação observada entre:
a) pássaros anú e bois.
b) orquídeas e árvores.
c) pássaros e janinhas.
d) cupins e flagelados.
e) pássaro-palito e crocodilo.

19. A atividade de determinados fungos capazes de produzir substâncias antibióticas que inibem o crescimento de populações de bactérias é denominada
a) predatismo.
b) parasitismo.
c) canibalismo.
d) competição.
e) amensalismo.

20. Define-se parasitas como seres que
a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e comem seres de outras espécies.
c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem e crescem às custas de seres de outras espécie, sem matá-los a curto prazo.
e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

21. Define-se predadores como seres que
a) se alimentam dos restos alimentares de outras espécies.
b) matam e comem seres de outras espécies.
c) inibem o crescimento de outras populações produzindo substâncias antibióticas.
d) se nutrem e crescem às custas de seres de outras espécie, sem matá-los a curto prazo.
e) vivem apoiados ou abrigados em seres de outra espécie sem causar grandes prejuízos.

22. Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que:
a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.
b) se estabeleça uma competição interespecífica.
c) se estabeleça uma competição intra-específica.
d) uma das espécies seja produtora e a outra, consumidora.
e) uma das espécies ocupe um nível trófico elevado.

23. O tipo de relação existente entre a pulga e o homem é a de:
a) predação
b) competição
c) parasitismo
d) mutualismo
e) comensalismo

24. Os organismos ORQUÍDEAS, BROMÉLIAS, CIPÓ-CHUMBO e LEGUMINOSAS são encontrados, geralmente, envolvidos nas relações ecológicas a seguir, respectivamente:
a) parasitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.
b) epifitismo, parasitismo, parasitismo, mutualismo.
c) parasitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.
d) epifitismo, epifitismo, parasitismo, mutualismo.
e) epifitismo, parasitismo, mutualismo, parasitismo.

25. Muitas pessoas confundem plantas epífitas com plantas parasitas. São consideradas como verdadeiras parasitas:
a) orquídeas e erva-de-passarinho.
b) cipó-chumbo e bromélias.
c) orquídeas e bromélias.
d) cipó-chumbo e erva-de-passarinho.
e) cipó-chumbo, erva-de-passsarinho e bromélias.